Ensino Trilíngue em 1º ciclo

colégio europeu astoria - ensino trilingue no 1 ciclo, alemão no colégio europeu astoriaO Alemão é a terceira língua que ensinamos a partir do 3º ano do 1º ciclo

Podemos perguntar o porquê de introduzir uma segunda e terceira língua na educação básica dos nossos filhos. Existem inclusive estudos que indicam que a introdução precoce de uma outra língua que não a materna atrasa o início da fala. Esses mesmos estudos também indicam que as crianças com enquadramentos familiares bilingues adquirem a linguagem mais tarde, mas de uma forma mais fluente e eficaz. Ao longo destes 20 anos no ensino, pertencendo ao grupo Atlas Corporation, a experiência diz-nos que a aquisição da linguagem, tendo uma base forte da língua materna, a introdução de uma outra língua em contexto escolar, é altamente benéfica não só para as aquisições de significados, como de capacidade de expressão da criança.

As crianças surpreendem-nos todos os dias. Quando muitas vezes os efeitos iniciais que esperamos são uma primeira fase de compreensão da língua inglesa e alemã, elas iniciam a sua produção e a oralidade de forma rápida e intuitiva. Aprender inglês e alemão de forma lúdica, o “Learn by doing”, o fazer uma receita típica inglesa ou alemã, contar os colegas em sala, cantar a canção dos Bons Dias em inglês, aprender os nomes dos alimentos, a comunicação relativa à alimentação na hora da refeição, é fazer da contextualização das aprendizagens uma ferramenta poderosissima no dia a dia do nosso colégio.

Com uma equipa pedagógica qualificada na área do Inglês e alemão, cultura e costumes anglo-saxónicos e germâncios, proporciona às nossas crianças muitocolégio europeu astoria - ensino trilingue, colegio com ensino trilingue a partir do 1 ciclo mais do que o conhecimento de uma língua, dá-lhes o gosto, o tato e a visão de uma cultura diferente da qual se inserem, abre-lhes os horizontes vislumbrando um mundo maior do que o país onde vivem, na cauda da Europa.

A partir do 3º ano do 1º ciclo, os alunos Astoria têm a integração de uma 3ª língua no currículo escolar. A língua alemã é a língua escolhida pela sua estrutura de aprendizagem muito lógica e organizada. Bem como por conferir fortes capacidades de sucesso futuro no enquadramento de uma Europa globalizante. Por isso, todos os dias fará parte da rotina dos alunos aulas de alemão num objetivo de compreensão e produção da língua alemã e de preparação para exames linguísticos acompanhados pelo Goethe Institute.