Search
Close this search box.

Os Benefícios Da Dança Criativa Na Educação Infantil (Publicado em: 01/10/2009 )

A ludicidade é um elemento sempre presente na dança e no cotidiano das crianças por meio de atividades com cores, exercícios, brinquedos e músicas ritmadas. O lúdico, de forma abrangente, está ligado às atividades dinâmicas humanas. É espontâneo, funcional e satisfatório.

danca criativaFaz parte do cotidiano das escolas primárias incluir essas atividades na rotina das crianças como forma de impulsionar seu aprendizado e autoconhecimento de forma dinâmica. Muitas das práticas envolvidas nesse processo relacionam-se à dança. A dança insere-se como forma de expressão corporal, de comunicação, de criatividade e sociabilidade.  A aplicação da dança no processo pedagógico, no entanto, está presente em contextos muito específicos como apresentações realizadas no dia dos pais, dia das mães, festas juninas entre outros.

Existem entretanto, outras formas de se introduzir a dança no projeto pedagógico e transformá-la em uma atividade que possa ser incorporada ao cotidiano. Assim é a proposta da Dança Criativa: ela estimula a criatividade e a auto-expressão. Nela privilegiam-se temas básicos de movimentos e suas variações ao invés de uma série de exercícios previamente estabelecidos[1]. A Dança Criativa pode ser considerada como uma forma de ensino que se resume em aprendizado criativo dos elementos da dança resultando no prazer de dançar e se expressar através do corpo. Sua meta é a comunicação através do movimento. Por esta razão costuma ser o método mais indicado para o ensino da dança a crianças com idade entre 3 e 10 anos.
Segundo a Professora Ângela Ferreira (do Curso de Dança Criativa da Unidança) ao dançar, a criança não esta concentrada apenas em um objeto, em uma pessoa, mas fixada no movimento, como uma linguagem especial de comunicação com o mundo. Assim, a criança descobre o seu corpo, a sua mente, seus pensamentos, sua imaginação, sua linguagem. Ela descobre tudo de que o seu corpo é capaz, até onde sua imaginação pode levá-la e toda a capacidade de comunicação criada por essa linguagem. Após tomar consciência de si, ela está pronta para tomar consciência da sua dança.
Além desses benefícios, este tipo de dança é aliada no processo de ensino de outras. Ela serve de base, por exemplo, para a Iniciação ao Ballet Clássico em função de seu estilo. Na Dança Criativa, as crianças descobrem o corpo e o movimento. Assim, podem sentir o prazer da dança e passam a dançar com mais expressão. Primeiro, elas aprendem a criar, porque dança é arte. Depois vão sendo introduzidas técnicas do Ballet (Guia Escolas de Dança, 2008).
[1] Edvânia C. F. S. Campeiz; Catia M. Volpi. Dança Criativa: a qualidade da experiência subjetiva. Revista Motriz, v.10 n.3, set/dez 2004.
http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/os-beneficios-da-danca-criativa-na-educacao-infantil-1291744.html

Open chat
Olá, Como podemos ajudar?
Olá 👋
Como podemos ajudar?