Porque a massagem é uma forma maravilhosa de exprimir o amor pelo bebé, no Colégio Europeu Astoria, os pais que estiveram presentes no Workshop perceberam a importância da massagem, ajuda o processo de criação de laços entre ambos, acalma o bebé, melhora o seu desenvolvimento e inspira-lhe uma sensação de confiança.
A massagem é a arte de “friccionar bem”, de libertar tensão de todas e de cada uma das partes do corpo.
A massagem do bebé, além de ser uma forma poderosa de comunicação que ajuda a fortalecer os laços emocionais dos pais com o bebé, tem efeitos positivos na pele e em todos os sistemas do corpo:
• Estimula o sistema circulatório e favorece o ritmo cardíaco e a respiração
• Melhora o sistema imunitário do bebé
• Ajuda à digestão e a aliviar cólicas e prisão de ventre
• Melhora o tónus muscular e a flexibilidade
• Reduz o stress e promove um sono mais calmo
No Workshop realizado no Colégio Europeu Astoria, os pais ficaram a saber como preparar a Massagem do seu bebé, respeitando os seguintes passos:
1. Assegure-se de que está confortável e de que não a incomodarão durante o tempo que estiver a dar a massagem. Prepare o ambiente, pondo uma música tranquila, que contribua para o relaxamento do bebé
2. O ambiente deve estar a uma temperatura amena, sem correntes de ar. Evite o calor e a luz directa do sol. Prepare uma superfície plana em que possa deitar o bebé. O melhor é fazer a massagem com o bebé todo nu, pondo um resguardo por debaixo do seu corpinho. Perto de si convém ter uma fralda e toalhetes para o caso de serem necessários.
3. A pele do bebé é macia e delicada, por isso certifique-se de que as suas mãos não têm a pele áspera ou gretada, as unhas compridas, ou alguma infecção. Retire anéis, pulseiras e o relógio.
4. Para a massagem do bebé deve escolher um óleo leve e suave, que facilite e torne mais suave os movimentos da mão. O Óleo JOHNSON’S® baby além de ser um excelente hidratante para usar depois do banho, é também muito indicado para as massagens.
Os especialistas não recomendam a continuação da massagem se o bebé começar a chorar. Um bebé chora se a mãe tiver as mãos demasiado frias, se tiver fome, se tiver cólicas ou se simplesmente se sentir maldisposto ou cansado.
(fonte: johnsonsbaby.com)