Colégio Europeu Astoria

Duas Línguas dão melhores resultados

As crianças de famílias com baixos rendimentos têm melhores resultados escolares quando aprendem duas línguas, pois desta forma treinam o cérebro e a concentração, revela um estudo de uma investigadora portuguesa, publicado na Psychological Science.

O estudo, das Universidades do Minho, do Luxemburgo e de York( Canadá), revela que estas crianças têm mais facilidade em direccionar e centrar a sua atenção, comparativamente com crianças monolíngues. Os investigadores concluíram que o bilinguismo fortalece as funções cognitivas importantes para a aprendizagem.

O enfoque do estudo está relacionado com as crianças de baixo estatuto socio-economico, já que estudos anteriores haviam revelado que crianças bilingues de estatutos socio-economicos elevados tinham melhores resultados de aprendizagem. A dúvida residia em saber se esse desempenho resultava do bilinguismo ou do facto de essas crianças serem "provenientes de ambientes estimulantes e cognitivamente enriquecidos".

Segundo a portuguesa envolvida no estudo, Anabela Cruz-Santos, a investigação veio mostrar, "pela primeira vez", que a vantagem cognitiva está relacionada com o bilinguismo, já que também existe nas crianças de famílias de rendimentos mais baixos.
Anabela Cruz-Santos sustenta que se pode "considerar fundamental o ensino de línguas estrangeiras nas escolas em Portugal, tal como noutros países.".
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colégio Europeu Astoria destaca-se em reunião Comenius

O Colégio Europeu Astoria esteve presente no passado dia 12 de Setembro na reunião organizada pela Agência Nacional no âmbito do Projeto Europeu Comenius- Escolas de Acolhimento.
A partilha de experiências educativas entre várias escolas a nível nacional aconteceu abriu horizontes na partilha de metodologias e de aprendizagens a nível europeu.

O dia passado em parceria com a Agência Nacional foi frutífera e um grande orgulho e contentamento para o nosso colégio, pois permitiu enriquecer e partilhar novas metodologias de ensino no âmbito das aprendizagens de línguas e diversas culturas pelo acolhimento de professores europeus no nosso dia-a-a-dia.

in Metro Nacional (Jornal)
Porque Juntos Educamos Melhor!