Conferência " Primeiros Passos para a Mudança na Educação do séc. XXI"

Em parceria com o Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Montepio, e Cisco Systems Portugal realizámos uma conferência sobre o tema “Primeiros Passos para a Mudança na Educação do séc. XXI” no dia 1 de Fevereiro entre as 14h e as 18h no Auditório I da Faculdade de Letras.

Porque o conceito de Aprendizagem ao Longo da Vida é para nós vital pensar sobre educação desde tenra idade, reflectindo sobre a forma como a teoria das inteligências múltiplas se coaduna com a metodologia de ensino bilíngue.
Reunindo nomes de referência na área da educação, psicologia, neurologia e pedopsiquiatria, pretendeu-se com este encontro difundir pareceres, estimular o pensamento e desenvolvimento de competências, bem como promover o debate em torno de um tema tão prioritário como a formação e a aprendizagem, recolhendo dimensões e perspectivas técnicas que enriquecerão as várias correntes do saber e permitem cruzar instituições e entidades educativas com vista a reforçar e valorizar o desenvolvimento global da criança e do jovem.

Como orador principal tivemos via telepresença Howard Garnder que teve a oportunidade de expôr a Teoria das Inteligências Múltiplas. Entre os oradores estiveram igualmente : Dr. Manuel Fernandes da agência Nacional, Membros ilustres da Faculdade de letras- Drª Eduarda Melo Cabrita e Drª Isabel Ferro Mealha, Drª Ana Vasconcelos , conhecida Pedopsiquiatra, Drª Sónia Ferrerinha, diretora da Appiforma e Drª Dulce Pereira, investigadora do ILTEC.

Todos os parceiros internacionais do Colégio Europeu Astoria participaram neste evento, através do Webinar criado em direto , estamos a falar de instituições na area da educação pública e privada do Reino Unidos, Estado Unidos da América, Grécia, Turquia, Romenia, Holanda, Finlândia, Suécia, entre outros.
Esperamos que a conferência tenha contribuído para que todos os participantes saiam munidos de novas ideias e motivação para contribuir para a mudança na educação nacional.

conferênciaconferência