Search
Close this search box.

Colégio Europeu Astoria – Uma Referência Europeia do Ensino de Excelência em Portugal

Localizado em Lisboa, na avenida Almirante Gago Coutinho, este colégio particular, com sistema bílingue (inglês / português) até ao 2º ano do 1º ciclo e sistema trilíngue (inglês/alemão/português) no 3º e 4º ano do 1º ciclo, tem as valências de berçário, creche, jardim-de-infância e 1º Ciclo e OTL. O Colégio Europeu Astoria detém um projecto educativo de vanguarda, alicerçado no ensino das línguas e tem como objectivo desenvolver um ensino inovador para crianças a partir dos 4 meses. Tendo como missão “Formar para o Sucesso” e   lema “Inovar, Criar e Crescer”, o Colégio Europeu Astoria apresenta uma oferta educativa que proporciona aos seus alunos o desenvolvimento nas áreas de literacia, lógica-matemática, ciências, artes plásticas, musicais e dramáticas.
O Colégio Europeu Astória conta com uma forte componente humanista, baseado nos seus 20 anos de experiência no ensino, destacando-se como estratégias educativas o acompanhamento regular do desenvolvimento individual de cada aluno, atendendo às necessidades dos alunos e das famílias, contribuindo diariamente para o crescimento de crianças felizes.
O método de ensino utilizado no colégio é baseado numa junção da aplicação do Movimento Escola Moderna e o sistema de inteligências múltiplas, criado por Howard Gardner. Este sistema defende que todos os seres humanos têm maneiras diferentes de aprender e processar a informação e que os métodos de aprendizagem são bastante independentes uns dos outros. Como cada criança aprende de maneira diferente, este método permite às crianças explorarem a sua criatividade de forma autónoma. O desenvolvimento da visão educativa do Colégio Europeu Astoria alia um ensino cuja qualidade e rigor cientifico-pedagógicos são possíveis através de uma equipa pedagógica de referência, com formação na área pedagógica, linguística, artística e operacional.
“Nós temos uma equipa multidisciplinar com formação em pedagogia infantil, língua inglesa e primeiros socorros”, conta Ana Paula Oliveira. “O departamento internacional constituído por professores bilingues e native speakers, os quais recrutamos diretamente no país de origem, estabelece parcerias com instituições educativas europeias, o que permite aos alunos Astoria, a partir do Jardim-de-Infância, contactar com professores de cultura anglo-saxónica ao longo do ano letivo” refere a diretora do colégio, Ana Paula Oliveira.
O colégio tem uma componente linguística muito forte, oferecendo formação nas línguas inglesa, francesa, alemã e espanhola. Um factor de diferenciação do Colégio Europeu Astoria é garantir a certificação desta formação como explica Ana Paula Oliveira “É importante para as crianças, desde cedo, contactarem com diferentes culturas e línguas dentro de uma realidade que se torna progressivamente familiar para elas. Não é apenas importante ter o conhecimento linguístico, é importante ter a certificação desse conhecimento. No colégio existe a possibilidade de certificar esse conhecimento, a partir dos 7 aos 10 anos, ou seja, fazer a certificação linguística que cada família escolhe”
No 1º Ciclo, as crianças Astória, contactam com as várias disciplinas curriculares num âmbito bilingue (português e inglês), sendo essas disciplinas Educação Musical, Matemática, Expressão Plástica e Expressão físico-motora. O desenvolvimento fluído das atividades em sistema bilingue (inglês) é realizado diariamente e em paralelo com a língua e cultura portuguesa, tendo uma carga horária semanal da língua inglesa entre 10 a 12 horas.
A atividade curricular que o colégio recentemente mais se orgulha é de aliar a língua portuguesa e inglesa em jardim-de-infância no seu olhar para a matemática por meio da informática. Ana Paula Oliveira afirma “Numa era das novas tecnologias, ensinar tem igualmente que evoluir, por isso, desenvolvemos o projeto de literacia matemática ligado às novas tecnologias, onde os alunos Astória aprendem noções de lógica-matemática via computador e não pelo método tradicional”. O Colégio desenvolve igualmente nas crianças uma forma consciente de cuidar do planeta e por esta razão é acreditada como uma “Eco-Escola”.
A relação entre pais e colégio também é bastante dinâmica como conta a diretora do colégio “No âmbito da parceria educativa entre pais e escola, o Colégio Europeu Astória destaca-se pelo apoio às famílias no desenvolvimento de Workshops gratuitos para as famílias Astória, como é o caso da Massagem para bébés, Contadores de histórias e Canções do Colégio mimadas”.
Também existe uma oferta diversificada nas atividades extracurriculares oferecidas pelo colégio, mas onde se destacam “Yoga para bebés; Atelier de Teatro; Atelier de Ciência; Cozinha Divertida; Crescer a Ler; Filosofia para crianças;  Empreendedorismo; Clube de Inglês; Judo; Ballet; Piano e Violino“ como conta Ana Paula Oliveira.
in Revista de Negócios, suplemento Jornal i, 9 de Dezembro de 2012
http://www.revistanegociosportugal.com/index.php/2011-12-15-19-47-37/ensino-de-excelencia/361-colegio-europeu-astoria
http://revistanegociosportugal.com/revistas/dezembro2/

Open chat
Olá, Como podemos ajudar?
Olá 👋
Como podemos ajudar?