"Colégio Europeu Astoria dá os primeiros passos para a mudança na educação do séc. XXI "

Foi no passado dia 1 de Fevereiro na faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que se celebrou uma conferência acerca dos “Primeiros passos para a mudança na educação do séc. XXI”. Uma conferência organizada pelo Colégio Europeu Astoria, e que pela primeira vez em Portugal contou com o testemunho do professor Howard Gardner, o autor da Teoria das Inteligências Múltiplas . Entre várias temáticas exposta falou-se na forma como estimular o pensamento e o desenvolvimento de competências, e que promoveu o debate em torno de um tema tão prioritário como a formação e a aprendizagem, focando a articulação do uso da teoria das inteligências múltiplas com o ensino bilíngue (português / Inglês).

No decorrer deste evento Howard Gardner salientou a importância do ensino bilingue nas escolas:

“These days it is increasingly important the knowledge of several languages, there are different ways to teach them, depending on the age group, applied in many ways: interactive games, singing and social conversation. The intelligence has a potential in our body, because it has a biological potential where we enjoy in different ways, so the information process is easier.”

O Colégio Astoria contou com a presença de parceiros internacionais, através do Webinar que participaram neste evento, instituições estas na área da educação pública e privada do Reino unido, Estados Unidos da América, Grécia, Turquia, Roménia, Holanda, Finlândia, Suécia, entre outros. Ainda presentes estiveram alguns membros do Colégio Astoria, para uma melhor compreensão de como são aplicadas todas estas técnicas, que no final se resumem a um excelente resultado com casos de sucesso comprovados entre os seus alunos e famílias.  Localizado em Lisboa, na avenida Almirante Gago Coutinho, este colégio particular, com sistema bílingue (inglês / português) até ao 2º ano do 1º Ciclo, e sistema trilíngue (inglês/alemão/português) no 3º e 4º ano do 1º ciclo, tem as valências de berçário, creche , jardim-de-infância e 1º ciclo.

Um colégio que detém um projeto educativo de vanguarda, alicerçado no ensino das línguas e tem como objetivo desenvolver um ensino inovador para crianças a partir dos 4 meses. Tendo como missão “Formar para o Sucesso” e seguindo o lema “Inovar, Criar e Crescer”, este colégio baseia a sua prática pedagógica nas teorias das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Esta é uma instituição de ensino que tem o papel fundamental de educar e proporcionar aos alunos um caminho de aprendizagens completo e igualitário, onde as suas principais áreas curriculares são: “Crescer a ler”, “À descoberta das artes”, “Pitágoras”, “Circuitos de Movimento” e “Eu e o Mundo”, áreas estas que são desenvolvidas numa rotina semanal, aplicadas de forma equilibrada em todas as áreas de conhecimento, de acordo com a valência de cada grupo etário.

A língua inglesa é diariamente uma constante na rotina das crianças. Os alunos Astoria, começam desde o berçário ate ao 1º Ciclo num enquadramento bilingue, contando com a ajuda de educadores/ professores num registo fluido e de aprendizagens das rotinas e ensinamentos temáticos, onde aliam o português e inglês. Desde a canção dos bons dias, passando pela rotina de mapa de presenças, e acabando nas aprendizagens de autonomia na higiene e alimentação, denota-se no dia-a dia destas crianças uma compreensão e produção da língua inglesa fluída e natural , bem como constante.   No 1º ciclo todos os alunos recebem, como parte integrante do currículo as certificações linguísticas na língua inglesa e alemã.com exames reconhecidos e administrados pelo British Council, Trinity College e Goethe Institute.

O respirar da cultura europeia no colégio, acontece por meio da presença de alguns elementos da equipa multidisciplinar oriunda de vários países da Europa no âmbito das parcerias estabelecidas com vários parceiros internacionais, entre os quais a Universidade de Leeds e Universidade de Londres.

in Revista de Negócios, encarte do Jornal i, 24 de Fevereiro de 2013