Colégio Europeu Astoria Tem como Missão Educar para o Sucesso no âmbito Bilingue e Trilingue

Colégio Europeu Astoria Tem como Missão Educar para o Sucesso no âmbito Bilingue e Trilingue

O projeto educativo do Colégio Europeu Astoria revela uma vivência muito ativa da cultura inglesa nas mais variadas idades onde o Inovar, Criar e Cresceracontecem com base em procedimentos que orientam as aprendizagens, promovem o conhecimento de todas as áreas curriculares de forma transversal e definem de forma sistemática quais as metodologias mais eficazes na educação em Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo.

Educamos para a Criatividade. A promoção da criatividade é feita pelo desenvolvimento de atividades que permite à criança desenvolver estratégias para que o processo de tentativa-erro seja um momento de aprendizagem.

“Se você não está preparado para errar nunca conseguirá fazer nada original” Sir Ken Robinson

O desenvolvimento da imaginação, exploração da inteligência emocional de cada criança e a sua sensibilidade e conhecimento do mundo que as rodeia é explorado através da Arte.  O conhecimento de obras de arte, artistas plásticos, escultores, fotógrafos de renome são replicados pelos alunos Astoria de forma contextualizada com o momento de aprendizagem onde se encontram. Com os jardins de Giverny de Claude Monet introduz-se o conceito de Primavera no Colégio Europeu e a sua réplica é perfeita, produzida por meio de cartolina, plasticina e paus de gelado. Criar uma obra de arte é um momento de grande orgulho e alegria por parte das nossas crianças, sendo que a promoção da auto-estima, espírito crítico e um auto-conceito sólido é conseguido de forma mágica!

Ir para além dos limites de aprendizagem nas faixas etárias que educamos é Inovar diariamente, ao criar oportunidades de usar o que está a nossa volta para fazer a diferença. Por isso, ganhámos a bandeira da Eco-Escola, exemplificando numerosas atividades abrangentes que ensinam os nossos alunos a respeitar o meio onde nascemos e crescemos.

Ensinar inglês a uma criança de 4 meses é diferente de ensinar a uma criança de 1 ano, 3 anos, 6 anos ou 10 anos. Mas é possível e é uma realidade diária na nossa escola.

Ensinamos inglês pelo contexto de aprendizagem planeado e fundamentado no projeto educativo de cada sala e nos seus objetivos pedagógicos em todas as áreas de conhecimento: literacia, expressão plástica, expressão dramática, expressão musical, psicomotricidade, lógica-matemática e conhecimento do mundo.

O nosso sistema de ensino é individualizado para as necessidades de cada aluno. Ao respeitar a dinâmica de cada grupo para o qual se planificam ações, estas são minuciosamente articuladas entre as professoras/educadoras e professores de inglês. Todos os conteúdos programáticos na Creche e Jardim de Infância são apresentados em duas línguas num trabalho conjunto entre a equipa portuguesa e a equipa inglesa. Daí as nossas crianças terem acompanhamento completamente bilíngue durante todos os dias da semana e ao longo do dia.

Aliando um sistema de ensino que se rege por regras de qualidade, no âmbito da qualificação para a norma ISO 9001:2008 com um sistema de avaliação periódico que permite, através de um Plano de Desenvolvimento Individual, acompanhar mensal e trimestralmente a evolução das aprendizagens de cada aluno.

No 1º ciclo, as aulas de inglês têm como objetivo, não apenas a fluência da língua inglesa e alemã como também a preparação para exames línguísticos reconhecidos e administrados pelo British Council, Trinity College e Goethe Institute. Sendo que as atividades nestas duas línguas são lecionadas pela língua, cultura, matemática, e expressão plástica e dramática.

O desenvolvimento de projetos acontecem em todos os grupos etários e são fruto de um trabalho verdadeiramente europeu! Como parte integrante da equipa multidisciplinar temos elementos oriundos dos 4 cantos da Europa nos âmbitos dos Projetos Comenius, Erasmus e Leonardo Da Vinci e permitem um respirar da cultura europeia no colégio. Estas vivências permitem a toda a comunidade educativa aprender e ensinar não apenas línguas mas sim verdadeira cultura.

 
revista negocios maio  ensino bilingue no colégio          
 
in Revista de Negócios, encarte do Jornal i, 4 de Maio