Qual a importância de uma sesta no colégio?

No nosso colégio privado acreditamos que as crianças necessitam de dormir mais do que um adulto. Nem sempre damos a devida importância à sesta, tanto na escola como em casa. No entanto, desde o berçário, é durante a sesta que as crianças sonham e…crescem.

É durante o sono que as crianças sonham e recarregam as pilhas do seu sistema nervoso. Na creche e no jardim de infância, verificamos que em apenas hora e meia a duas horas acordam como novas, bem-dispostas, prontas para o lanche e para as atividades que se seguem até à hora de regressar a casa. Quando uma criança adormece no regresso a casa, normalmente a "culpa" não é dos balanços do autocarro ou do carro: é porque está esgotada.

Uma criança “bem dormida” é uma criança bem-disposta, alegre, sociável, mais tolerante e participativa, com maior capacidade de atenção, maior predisposição para a aprendizagem e mais orgulhosa das suas aquisições.

O sono diurno é tão importante como o sono nocturno.

O dormir é tão importante como a alimentação. Descansar é fundamental para o equilíbrio harmonioso da criança. É a hora da intimidade, o período em que a criança recorda as atividades que fez, em que se tranquiliza com as imagens das pessoas de que mais gosta.

Resumindo, no nosso colégio de Lisboa, consideramos que dormir é uma necessidade fisiológica. O sono tem como principais funções reorganizar o sistema nervoso central, reparar o cansaço físico, agilizar a memória e a aprendizagem que ajudam a criança a desenvolver-se saudavelmente, permitir que o cérebro trabalhe no sentido de consolidar as mudanças motivacionais do sistema nervoso central.
É o facto de dormirmos que nos permite estar bem acordados. Assim, é fundamental que a criança beneficie, por rotina, de um sono que lhe garanta um saudável desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e comportamental.

Teresa Bessa