Na passada semana de 16 a 20 de outubro, as salas dos Edifícios nº 86 e nº 73 foram invadidas pela metodologia STEM. Ao longo de quatro dias de muita animação e expectativa, foram dinamizados Workshops nas turmas do Ensino Básico, desde os Preschoolers até aos nossos finalistas do 9º ano.
Esta é uma dinâmica já muito acarinhada por toda a comunidade, pela possibilidade de ter, em sala de aula, não só os alunos e professores da turma, mas também as próprias famílias, que vêm, sem saber, para uma tarde de experiências diferentes, mas, com toda a certeza, marcantes!
Assim, o tema deste primeiro Workshop foi a Metodologia STEM. Esta metodologia, iniciada na década de 90 nos Estados Unidos da América, visa promover nos alunos a cooperação, a resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento criativo através da apresentação de um desafio/problema que deverá ser resolvido mediante os materiais disponíveis ou os procedimentos apresentados. Desta forma, a metodologia STEM pressupõe o desenvolvimento de quatro principais áreas do saber, tão indispensáveis para a concretização dos vários pilares fundamentais da educação previstos para o Séc. XXI: as Ciências (Science), as Tecnologias (Tecnology), as Engenharias (Engineering) e as Matemáticas (Math).
Na turma dos Preschoolers os alunos focaram a sua aprendizagem na área da Matemática, estimulando o raciocínio matemático e o cálculo mental através da manipulação dos números e da realização de pequenas contagens;
Os Waterlilies, os Lilies e também os Tulipe Rouge e Cherry Blossom desenvolveram, aliada às Artes, a parte da Engenharia, sendo desafiados a fazer robot, carros movidos com a força dos balões e monumentos com diversos materiais;
Já os alunos dos Blaue Blume, dos Edelweiss, dos Newton, Galileo e Espinoza mergulharam a parte científica e fizeram vulcões de vinagre explodir, latas implodir e gelados sem congelador!
Foi maravilhoso ver a forma como cada uma das nossas turmas correspondeu ao desafio e, agora, não podemos estar mais ansiosos pelo próximo Workshop de Pais e Filhos.
Agradecemos, novamente, a todas as famílias que estiveram connosco. De facto, juntos, educamos melhor!
A Coordenação do Ensino Básico