1º Ciclo – O início de uma nova etapa na vida dos alunos Astoria

No Colégio Europeu Astoria, durante o primeiro ciclo, a criança vai adquirindo os seus conhecimentos e desenvolvendo várias competências, de forma contínua e de acordo com as necessidades evidenciadas por si e pelo grupo em que se insere. O desenvolvimento do espírito crítico e da individualidade de cada criança permitem-lhe tornar-se, no futuro, capaz de atuar de forma responsável e eficaz na sociedade.

Ao longo do 1º ciclo, em complemento com as áreas curriculares disciplinares obrigatórias os alunos participam em vários projetos que lhes proporcionam desenvolver a sua motivação, criatividade e capacidades de interpretar a matemática e a língua portuguesa, para que possam trabalhar e fortalecer as diversas inteligências que possuem. “O cérebro do Homem possui oito tipos de inteligência”, Howard Gardner (Teoria das Inteligências Múltiplas).
Ainda nesta valência, as crianças têm a oportunidade de aprender e consolidar o inglês e o alemão, como segunda e terceira línguas, no 1º e 2º anos, e 3º e 4º anos, respetivamente. Ao praticá-las, para além de desenvolverem a sua fluência oral e escrita, também enriquecem o seu conhecimento, com os aspetos socioculturais desses países.
Língua Portuguesa
O ensino da leitura e da escrita é feito a partir de histórias, através das quais o professor e os alunos exploram cada uma das letras que vão aprendendo para conseguirem ir formando sílabas, palavras, frases e, mais tarde, textos.
Os alunos aumentam a sua capacidade de interpretação e criatividade, a partir da leitura e escrita de diferentes tipos de texto, da partilha de informações, conhecimentos e vivências, e também, da reflexão e análise acerca do Funcionamento da Língua. Ao longo dos quatro anos, os alunos desenvolvem um Projeto de Literacia da Língua Portuguesa, que lhes permite fortalecer as competências de leitura, interpretação e resumo de textos, bem como, criar estratégias e hábitos de estudo.
Matemática
A Matemática é ensinada através de uma grande diversidade de atividades que são estimulantes para os alunos, dando privilégio à resolução de situações problemáticas, que promovem o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e da comunicação.
Para que os alunos se tornem, no futuro, cidadãos ativos numa sociedade que está em constante mudança, é fundamental que sejam capazes de aplicar conhecimentos, analisar, raciocinar e comunicar com eficiência, à medida que colocam, resolvem e interpretam problemas numa diversidade de situações. Todas estas competências são trabalhadas através do Projeto de Literacia Matemática com o apoio das novas tecnologias, ao longo dos quatro anos.
Estudo do Meio
Os alunos aprendem através do contato com o meio próximo, de pequenas investigações e realização de experiências, que lhes permitem, não só apreender e integrar o significado dos conceitos, como também, com o Projeto Eco-Escolas que está a ser desenvolvido no colégio, adquirir a noção de responsabilidade perante o ambiente, a sociedade e a cultura em que se inserem.

Departamento Internacional do Colégio Europeu Astoria